quinta-feira, 14 de abril de 2011

2010, o ano em que a paixão fala mais alto


Olá! Sou o Denis Fernando, 24 anos, estudante de jornalismo e apaixonado por esportes. A partir de hoje vou escrever para vocês sobre esportes, desde nosso combustível brasileiro, o futebol, até alguns em ascensão no país, como o basquete e o futebol americano. Enfim, vamos analisar, discutir e palpitar sobre tudo relacionado a essa paixão que move o mundo todo, o esporte.
Em minha estréia, quero destacar a maior paixão do povo brasileiro, o futebol. Este será o assunto mais discutido nas universidades, nos ônibus, nas praças e em todo o lugar. Neste ano já temos e teremos a cada dia mais um destaque sobre o futebol.
2010 é ano de Copa do Mundo na África do Sul. Brasileiros ansiosos por mais uma conquista tupiniquim. O hexacampeonato vem ou não; o Dunga deve ou não convocar Ronaldinho Gaúcho, Paulo Henrique Ganso e Neymar; o bom comportamento dos jogadores da Seleção devido à postura religiosa dos líderes está realmente ajudando ou não; estas são algumas das perguntas que os mais de 191 milhões de técnicos brasileiros fazem quando o assunto surge.
O que percebemos é que há uma desconfiança sobre esta Seleção, mesmo que ela tenha sido a primeira colocada nas Eliminatórias, massacrando Portugal de Cristiano Ronaldo por 6×2 em um amistoso e campeã da Copa das Confederações, deixando para trás os favoritos Itália e Espanha.
Essa desconfiança me traz conforto, porque nas últimas edições de Copa do Mundo que entramos com total favoritismo, tivemos que nos contentar com amargos fracassos para nosso maior algoz, Zinedine Zidane, em 1998 e 2006. Falando da edição disputada na Alemanha, tínhamos uma Seleção badalada e extremamente confiante da vitória. Os treinos pareciam mais atrativos que mega shows de rock ou pop. Torcedores de todo o mundo disputavam pequenos espaços ao lado do alambrado que separava a multidão de torcedores dos “galáticos” jogadores brasileiros. O mundo todo sorriu com as invasões aos gramados durante os treinamentos da Seleção, nós rimos! Tudo parecia festa, mas se tornou em pranto. Uma ajeitadinha no meião e nosso sonho foi levado pelo vento cheirando chopp e salsichão alemão.
Neste ano algo mudou. Dunga no seu estilo durão, teimoso e disciplinador conseguiu até agora formar um grupo, que deu resultado e conquistou a maior parte dos torneios que disputou. Liderados por Kaká e Lúcio, os jogadores do atual elenco seguem uma linha mais discreta e controlada, tudo bem que, alguns ainda se arriscam nas invisíveis aparições na tão sonhada e desejada “night”, mas tudo dentro dos limites estipulados pelo chefe.
O comportamento cristão dominou a Seleção e trouxe em alguns aspectos pontos positivos, os resultados, mas há quem os critique e peça a proibição das conhecidas rodas de oração dos líderes com o elenco. Como brasileiro, não vejo nenhum motivo para proibir, afinal tem dado certo. Nossos jogadores mais “baladeiros” tem respeitado essa postura e se comprometido com um jogo mais coletivo e sério. Não há motivos para mudar esse time que está vencendo de maneira séria ou há quem prefira as “baladas” de 2006?
Vamos aguardar e torcer para que nosso hexacampeonato chegue ainda neste ano! Qual sua opinião, o Brasil vencerá ou não esta Copa do Mundo?
2010 é ano de Libertadores. Você pode até estar se perguntando: “Mas libertadores não tem todo ano?” Eu respondo que sim, mas há um tempero especial na edição atual. O Corinthians, em seu centenário (nosso próximo assunto) investiu na contratação de jogadores conhecidos mundialmente para a conquista. O São Paulo, melhor brasileiro neste torneio, não ficou tão atrás e buscou bons jogadores para além de conquistar seu quarto título, estragar o ano festivo e maior sonho do rival. O Flamengo, time de maior torcida do Brasil, quer consagrar Adriano ao posto ídolo incontestável, algo que não acontecia desde os tempos de Zico. O Cruzeiro, vice campeão no ano passado não quer que a bola bata na “trave” mais uma vez. Finalizando com o Internacional, mais um que investiu muito dinheiro em contratações e parcerias para conquistar algo neste ano, que não foi conquistado no seu centenário, no ano passado.
Cinco times brasileiros sedentos pela Libertadores, quem vai conquistar esse título? Deixe sua opinião nos comentários!
2010 é ano de Centenário do Corinthians. 100 anos de um dos clubes de futebol mais importante do Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista, fundado em 1° de setembro de 1910. Dono de uma das torcidas mais apaixonadas do mundo, a “Fiel”, o Corinthians celebrará o aniversário sem deixar de lado seu interesse em títulos para marcar o ano como vitorioso e inesquecível. O maior objetivo é a inédita Libertadores da América, sonho de todo o corintiano, mas devemos lembrar que é também o torneio mais difícil de se conquistar em solo sulamericano. Houve planejamento específico e contratações voltadas para o torneio que animaram até os mais pessimistas, só que a desclassificação antecipada no Campeonato Paulista deixou uma desconfiança sobre o atual elenco. Independente dos resultados neste ano, o torcedor tem mais é que comemorar um ano que marca o centenário de um clube tradicional, histórico e importante do futebol brasileiro.
2010 é ano dos “meninos da vila”. Como explicar o frequente surgimento de garotos talentosos na Vila Belmiro, campo do Santos Futebol Clube? Ninguém sabe responder, mas todos podem concordar que a cada nova safra de jogadores aguardamos as revelações e o futebol bonito que as mais diversas gerações dos “meninos da vila” podem apresentar. Neymar, Paulo Henrique Ganso e André ganham a cada semana o destaque na mídia esportiva com seus gols e suas famosas e polêmicas danças de comemoração. O que mais ouvimos nos debates esportivos em programas sobre futebol após a rodada de domingo são hipóteses de como parar o Santos de Neymar & Cia. O problema é que até agora, está difícil de encontrar essa misteriosa formula. Nos resta torcer para que esse futebol “muleque” nunca deixe de ser praticado, trazendo sempre aos gramados brasileiros essa beleza irreverente que só nós sabemos jogar.
2010 é ano de patrocínios recordes no futebol brasileiro. Nunca os clubes brasileiros arrecadaram tanto com publicidade como em 2010. O Corinthians receberá 38 milhões da Hypermarcas, empresa que reúne diversas marcas que comercializam desde remédios até produtos alimentícios. O Flamengo receberá 33 milhões e meio da Brasil Foods e do Banco BMG. As atenções ficam voltadas agora para o clube com melhor ação de marketing dos últimos anos no Brasil, o São Paulo Futebol Clube. Diretores e especialistas do clube negociam um possível patrocínio recorde, que supera as expectativas dos torcedores. Foram realizadas diversas ações, palestras e workshops com empresas interessadas, o que valorizou ainda mais o novo acordo que poderá ser anunciado nas próximas semanas. O fator Morumbi na Copa do Mundo de 2014 é mais um ponto a favor dos são paulinos, que recentemente encontraram o difícil apoio da FIFA à participação do gigante paulista nas principais partidas do evento.
Enquanto seu patrocínio principal não é fechado e anunciado, o marketing tricolor mostra sua força e anuncia frequentemente patrocínios temporários que rendem aos cofres do clube milhões de reais. A Locaweb, empresa de serviços de internet, pagou 600 mil reais por dois jogos nas mangas do uniforme são paulino. Recentemente a Hypermarcas, insatisfeita com a precoce eliminação do Corinthians no Campeonato Paulista, decidiu também investir temporariamente no rival. Resumindo, mais 4 milhões de reais por cinco partidas, ou seja, 800 mil reais por jogo para o recheado cofre tricolor.
Os maiores portais sobre esportes afirmam que o acordo final do principal patrocinador está próximo e que o São Paulo pode fechar com a própria Hypermarcas, JBS Friboi ou com a EBX, do empresário Eike Batista. O valor gira em torno dos 40 milhões de reais livres para o clube, algo muito comemorado pela diretoria tricolor, já que o rival Corinthians divide praticamente meio-a-meio seus 38 milhões com o jogador Ronaldo.
Muitos assuntos e muitas polêmicas, o que já deu para perceber que em 2010 a paixão pelo futebol falará mais alto e será ecoada em todos os cantos deste Brasil. Amém!
Encerro minha primeira participação neste blog com alegria e com um pedido para que você leitor comente e deixe sua opinião abaixo!
Abraços,
Denis Fernando

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More