sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quem é melhor: Luís Fabiano ou Adriano?

Se você acompanha um pouco de jornalismo esportivo, certamente, já se deparou com a comparação entre Luís Fabiano e Adriano. Ambos foram contratados recentemente pelos dois clubes mais badalados pela imprensa e torcida na capital paulista: São Paulo e Corinthians. A rivalidade entre essas equipes têm aumentado a cada dia e se não bastasse as provocações entre torcedores pela internet, os presidentes Andrés Sanches e Juvenal Juvêncio estão tornando diárias as flechas de ataque entre os times.
Na imprensa, Luís Fabiano ganha com certa vantagem. Em melhor fase e sem polêmicas na vida pessoal, o atacante recém-contratado pelo São Paulo, é a aposta de grande parte dos jornalistas. Adriano, novo centro-avante do Corinthians, tem seu talento destacado, mas o fantasma de seu comportamento fora dos gramados o acompanha, deixando todos desconfiados do seu rendimento devido à incerteza de seu comprometimento.
Luís Fabiano nasceu em Campinas e tem 30 anos. Jogou pela Ponte Preta (SP), Rennes (FRA), São Paulo (SP), Porto (POR) e Sevilla (ESP). Jogou 279 partidas pelos clubes que passou e marcou 139 gols. Pela Seleção Brasileira jogou 43 partidas e marcou 28 gols.
Adriano nasceu no Rio de Janeiro e tem 29 anos. Jogou pelo Flamengo (RJ), Internazionale (ITA), Fiorentina (ITA), Parma (ITA), São Paulo (SP) e Roma (ITA). Jogou 362 partidas pelos clubes que passou e marcou 166 gols. Pela Seleção Brasileira jogou 48 partidas e marcou 27 gols.
Nos números, Luís Fabiano mais uma vez leva vantagem, mesmo que pequena. Sua média de gols é de 0,52 por partida contra 0,47 de Adriano. Pela Seleção Brasileira, outra vitória de Luís Fabiano. O são paulino foi o atacante titular da última Copa do Mundo, Adriano não foi para a África. Na apresentação em suas novas equipes, mais uma vitória do “Fabuloso”. Mais de 45 mil pessoas foram ao Morumbi receber Luís Fabiano numa festa inédita para o futebol brasileiro. Já o “Imperador”, foi apresentado no CT do Corinthians, sem badalação e sem torcedores.
Toda essa comparação com números e dados reflete a atual fase dos atacantes, mas não nos garante que na prática a larga vantagem de Luís Fabiano será repetida. Para afirmar isso, vamos analisá-los individualmente.
Luís Fabiano, o “Fabuloso”, chegou ao São Paulo com status de ídolo. Foi recebido por mais de mil pessoas no aeroporto. Ganhou uma festa inédita de apresentação no Morumbi, que provavelmente só se repetirá se o zagueiro uruguaio Diego Lugano for contratado, caso contrário, dificilmente veremos algo desse nível. Sua camisa já é a mais vendida nas lojas oficiais do tricolor e seu nome é aclamado nas arquibancadas, mesmo não jogando ainda.
O novo atacante tricolor vem de uma excelente passagem pelo Sevilla da Espanha. Lá conquistou duas Copas da Uefa, uma Supercopa Espanhola e duas Copas Del Rey – uma espécie de Copa do Brasil espanhola. Estava sendo procurado por grandes clubes europeus como Milan, Juventus, Tottenham e até mesmo o Barcelona demonstrou interesse no craque. Seu desejo de voltar ao Brasil e à Seleção Brasileira o levaram a voltar para o São Paulo. Em terras tupiniquins, Luís Fabiano encontrará mais facilidade para marcar seus gols, já que não será marcado pelos melhores zagueiros do mundo que atuam no continente europeu. O São Paulo apostou no “Fabuloso” e espera com ele, reencontrar o caminho dos títulos e das vitórias.
Adriano, o “Imperador”, chegou ao Corinthians com desconfiança. Foi rejeitado por diversos clubes, dentre eles o ingrato Flamengo em que o atacante colaborou fundamentalmente para a conquista do título brasileiro de 2009. Com um histórico recente nada favorável, Adriano tentou pela última vez uma ida à Europa. Foi jogar na Roma e fracassou mais uma vez. Além de não render o esperado nos treinos e jogos, suas viagens ao Brasil causavam pânico à diretoria e torcedores da equipe romana – tudo isso porque suas voltas à Itália atrasavam no mínimo três dias. Enquanto a imprensa italiana divulgava que Adriano resolvia problemas particulares, a brasileira publicava fotos de baladas, festas e passagens pelas praias cariocas.
É indiscutível o talento de Adriano, mas seus últimos clubes não o poupavam de reclamações sobre seus problemas fora dos gramados. Sua última boa fase, incluindo bom comportamento, foi exatamente no rival São Paulo, em 2008, onde Adriano mostrou mais comprometimento e debaixo de uma hierarquia e estrutura se comportou de maneira mais adequada ao esporte. Devido a isso uma nova polêmica surge: O Corinthians tem estrutura, prática de exigências e moral para cobrar Adriano? Sei que muitos vão me criticar, mas afirmo que não. O Corinthians não tem! Não falo isso por simples opinião, falo baseado em fatos. Um caso recente que me baseia é o de Ronaldo. Enquanto a torcida vibrava, gritava e comprava camisas do “Fenômeno”, o mesmo não se cuidava para manter o status de atleta e muito menos dar o retorno que a “Fiel” merecia. Desde que chegou ao Corinthians, Ronaldo esteve envolvido em polêmicas sobre faltas na concentração, baladas, festas, obesidade, bebidas e até mesmo cigarro.
Coisas inaceitáveis no meio esportivo, que foram camufladas pela diretoria corintiana. Atitudes como essa comprovam que Ronaldo foi caracterizado mais importante que o próprio Sport Club Corinthians Paulista, o que considero inadmissível! Independente da qualidade e da importância do atleta, a instituição sempre deve ser maior. Por isso, eu pergunto: Com o Adriano será a mesma coisa? Vão controlar as baladas e bailes funk ou deixarão vazar tudo à imprensa e consequentemente ao torcedor? É importante ressaltar que os “problemas particulares” que temos nunca terminam de um dia pro outro. Se o Adriano teve que resolver tantos problemas durante sua passagem por Inter de Milão, Flamengo e Roma, não terá mais nada pra resolver enquanto joga no Corinthians? Cabe a diretoria administrar isso, e digo mais, administrar de muito perto.
Se não bastasse os problemas com a chegada de Adriano, o Corinthians precisará decidir se utilizará o “Imperador” ao lado de Liedson ou o deixará no banco. Vale lembrar que Liédson é o melhor atacante em atividade no Brasil e vêm realizando excelentes partidas pelo “Timão”. Mudar o esquema da equipe para incluir Adriano, pode resultar na queda de rendimento do luso-brasileiro e até mesmo de um enfraquecimento do forte ataque corintiano, hoje formado por Liédson, Dentinho e Jorge Henrique.
No São Paulo, as alterações serão menores. Luís Fabiano é aguardado pelo técnico Paulo César Carpegiani para jogar ao lado de Dagoberto e Fernandinho, com Lucas jogando no meio campo.
Concluindo minha comparação entre Luís Fabiano e Adriano, afirmo que os dois são grandes jogadores e só o tempo nos dirá quem é melhor, porém, podemos deixar algumas considerações: Luís Fabiano terá além de uma grande estrutura de trabalho, um time e uma torcida com as atenções voltadas para ele. Seu sucesso está bem mais próximo e mais acessível do que ao concorrente. Sobre o Adriano, digo que se ele marcar gols e jogar como jogou no próprio São Paulo, em 2008, terá a “Fiel” ao seu lado. Caso contrário, ficará comprovado que a atual diretoria corintiana não sabe controlar seus grandes jogadores e que o “Imperador” se perdeu diante dos “problemas particulares”. Como diz um amigo meu – líder desse blog – se não der certo, daqui uns seis meses o Adriano jogará no Olaria ou no Madureira! RS… Eu posso errar, mas aposto no Adriano. É um bom jogador e acho que vai dar certo.
Você pensa o que sobre isso? Quem é melhor? O Adriano vai jogar bem ou não? Deixe sua opinião!
Abraços,

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More