sexta-feira, 15 de abril de 2011

Agora quem dá bola é o Santos!

Irreverência, ousadia, “molecagem”, futebol arte e muitos gols, estas são características do jovem time do Santos. Robinho, Neymar, Paulo Henrique Ganso e companhia surpreendem a cada rodada, acumulam vitórias, adquirem respeito e inventam novas danças. Um time vitorioso e que já marcou história no Santos e no futebol brasileiro, dono de um futebol impar e extremamente ofensivo.


Ver gol não é problema para o torcedor santista, nas 30 partidas oficiais disputadas neste ano o Peixe foi para as redes em todas. Venceu 23, empatou 2 e perdeu apenas 5.
Para saber como vencer esse Santos, vou analisar as derrotas, jogo a jogo, deste ano e achar uma possível falha dessa equipe.
• Mogi Mirim 2×1 Santos (Campeonato Paulista) – Era começo de temporada e a equipe ainda não tinham embalado.
• Santos 3×4 Palmeiras – O ódio refletido nos olhos dos jogadores Palmeirenses desceu para o pé e a equipe alviverde venceu na Vila Belmiro uma das partidas mais emocionantes do ano. Sem falar na dança inesquecível do Armero;
• Guarani 3×2 Santos (Copa do Brasil) – O Santos jogou com a equipe reserva, pois no jogo de ida os titulares venceram por 8×2;
• Atlético MG 3×2 Santos (Copa do Brasil) – Jogando no Mineirão e em um dia inspirado de Diego Tardelli, o Galo Mineiro fez bonito e venceu;
• Santos 2×3 Santo André – Os Meninos da Vila sentiram a pressão e o organizado time do Grande ABC se aproveitou para vencer a partida. Resultado insuficiente para tirar o título santista.


A derrota para o Mogi Mirim no Paulista, eu desconsidero, afinal era início de temporada. Minha análise fica voltada para os demais jogos, por isso, concluo que é simples e está nítido a quem observa que os resultados negativos dessa equipe acontecem quando o adversário faz 3 ou mais gols.
Se fosse tão simples assim fazer 3 ou mais gols no Santos, todos já teriam a receita em mãos. O problema é que a intensidade ofensiva dessa equipe cansa a defesa e o meio campo adversário, deixando o ataque desfalcado e com poucas forças para chegar aos 3 ou mais gols. Reforçando a idéia de que esse time não é imbatível, mas é forte e tem brilho.
Falando sobre as vitórias santistas, vimos no domingo que o Santos passou um sufoco com o Santo André, comandado pelo promissor técnico Sérgio Soares, perdeu por 3×2, mas devido a bela campanha realizada durante todo o campeonato levou merecidamente o título do Campeonato Paulista. Uma consagração para esses jovens garotos que tem encantado o país.
Pela Copa do Brasil o jogo contra o Atlético Mineiro tinha um sabor especial: o confronto direto com o técnico Wanderlei Luxemburgo. O ex técnico santista não encarou a provocação dos Meninos da Vila como brincadeira e após críticas públicas, criou um clima tenso para os jogos. No Mineirão 3×2 para o Atlético com show de Diego Tardelli. Na Vila Belmiro 3×1 para o Santos com direito a dancinhas para Luxemburgo e classificação para as semifinais da Copa do Brasil.
O que esperar dessa imprevisível equipe? Como resistir às provocações “moleques”? Como vencer esse Santos? Essas são algumas das perguntas que faremos nas próximas rodadas da Copa do Brasil e do Brasileirão ou até que a diretoria santista resolva vender parte desse brilho para os afortunados clubes europeus.
É interessante destacar o técnico santista Dorival Júnior, um excelente treinador. Conseguiu reunir um grupo de garotos, transformando-o numa equipe de “gente grande”. Seu profissionalismo e sua postura nos animam a esperar mais dessa nova geração de treinadores brasileiros. Não foi bem no jogo contra o Santo André, substituiu mal e ficou perdido, mas tirar seu mérito como fez o comentarista global Carlos Casagrande, nunca! Dorival Junior fez o que o que poucos treinadores conseguem fazer atualmente: montar um time ofensivo, que apresenta um bom futebol e que conquista títulos.
Parabéns ao Dorival Júnior, ao Santos Futebol Clube e a toda torcida santista por mais este título paulista!
Abraços,
Denis Fernando

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More