sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ressurgindo das cinzas ...

“Ressurgindo das cinzas”, título está tão abrangente que poderia falar do atual momento do São Paulo após uma campanha medíocre em 2010, do Corinthians voltando às glórias depois de amargar a série B no Brasileirão, do Neymar após a briga com o técnico Dorival Júnior ou até mesmo da Seleção Brasileira com o Mano Menezes após a eliminação na Copa do Mundo. Não! O título refere-se à volta da minha coluna no blog do VU!

Depois de uma mudança de emprego, da adaptação às novas tarefas e da notícia que serei papai as coisas ficaram meio que incontroláveis para mim e só agora (modo gerúndio: ON) estou conseguindo colocar (modo gerúndio: OFF) tudo de volta ao seu devido lugar. Agradeço pela paciência e pelas mensagens de apoio para voltar a escrever para este blog fantástico do VU. Eu voltei! Aproveitando o título, quero comentar sobre o ressurgimento das cinzas de alguns esportes e de alguns clubes de futebol.

SÃO PAULO



Após inúmeros erros do atual presidente Juvenal Juvêncio, a escolha do técnico Paulo César Carpegiani parece ter sido correta ao tricolor paulista. O time que após a saída de Muricy Ramalho não rendeu o esperado com Ricardo Gomes, muito menos com o interino Sérgio Baresi, desta vez tem apresentado um futebol ofensivo e guerreiro com as instruções do novo “professor”. Ainda é cedo para tirarmos conclusões sobre a qualidade e eficiência de Carpegiani no São Paulo, mas de imediato, ele resolveu alguns problemas antigos. Hoje o time joga de maneira ofensiva e apresenta qualidade técnica.

Esse problema aparentemente foi resolvido, mas o que falar da briga entre Juvêncio e Ricardo Teixeira da CBF? Para mim, o atual presidente do São Paulo errou feio ao insistir em sua birra pessoal com o “dono” do futebol brasileiro. Através da sua briga, o clube foi punido. O Morumbi perdeu espaço na Copa de 2014 para um novo estádio do rival Corinthians que – através de manobras mafiosas – será construído em São Paulo. E ao torcedor são paulino restou assistir de camarote o sucesso político dos rivais. Vamos conversar sobre isso mais para frente? Temos muita coisa para falar sobre a Copa – Morumbi – Fielzão – Juvêncio x Teixeira.

CORINTHIANS



Uma volta honrosa e com total mérito. O Corinthians que viveu há alguns anos amargas campanhas – reflexos das más administrações – hoje briga pelo título brasileiro.

O limeirense Andrés Sanches, atual presidente do timão, tem reconquistado o respeito da torcida com os dirigentes do time. A Fiel é sofredora, mas é uma das torcidas mais exigentes do país. Quando é necessário o apoio, ela não falha. Quando é necessário cobrança, ela também sempre está presente. Ultimamente temos visto mais movimentações de apoio do que de cobrança, que significa uma grande satisfação dos torcedores com o atual presidente.

A festa para a comemoração do Centenário, as ações de marketing e as vitórias do Corinthians no Brasileirão serão assuntos dos meus próximos posts. Afinal, resumir cem anos em um pequeno comentário é impossível! Aguardem corintianos.

NEYMAR



O “menino monstro” está readquirindo o prestígio que tinha antes da confusão envolvendo o técnico Dorival Jr. Aos poucos, Neymar tem reconquistado com bom futebol parte da crítica esportiva. Antes víamos diariamente jornalistas comentando sobre o episódio que resultou na demissão do treinador, hoje vemos análises sobre o bom futebol dessa promessa.

Sobre a atitude do Neymar, quero deixar bem claro que sou totalmente contra o que ele fez. Eu repugno mais ainda a atitude da diretoria santista, que provou ser amadora e totalmente antiética com o esporte. Todos que assistiram a partida ou viram um vídeo do momento da discussão perceberam que o jogador estava totalmente errado. A diretoria demitir o treinador após esse episódio só deu ao jovem a oportunidade de futuras brigas e atitudes indisciplináveis contra qualquer funcionário do clube.

Resta agora ao Neymar ressurgir através do bom futebol, habilidoso e irreverente que ele tem. Torço por ele, mas aposto que o craque santista se chama Paulo Henrique Ganso!

SELEÇÃO BRASILEIRA



Que coisa chata assistir os amistosos da Seleção Brasileira! Tudo bem que estamos numa fase de preparação, mas marcar amistosos contra times inexpressivos e colocar diversos garotos sem nenhuma ligação com a torcida brasileira, fica chato.

A Seleção tem ressurgido das cinzas com o Mano. O trabalho inicial tem sido satisfatório. Essa deve ser nossa esperança, de que até 2014 tudo estará de volta ao lugar.

VÔLEI



Parabéns pelo tricampeonato mundial. O jogo final foi show de bola, mas não posso deixar passar em branco a partida vergonhosa que fizeram diante da Bulgária. Não adianta o Giba dar declarações agora de que não entregaram o jogo. Foi nítido e patético o que fizeram. Para mim, isso manchou a vitória e por isso, não comemorei essa conquista. Mas, temos que admitir que depois da vergonhosa derrota eles ressurgiram das cinzas e conquistaram o título contra tudo e contra todos.

BASQUETE



O basquete brasileiro tem realmente ressurgido das cinzas. O esporte que amargou durante uns quatro ou cinco anos um amadorismo administrativo, vive uma esperança de crescimento graduado. A atuação da seleção masculina no Mundial da Turquia foi digna e a derrota para a Argentina foi aceitável, já que os “hermanos” são superiores há anos na administração do basquete.

Um dos fatores que me anima é que voltamos a ter quatro jogadores na NBA. Anderson Varejão terá a dura missão de ajudar o Cavaliers a manter as boas campanhas sem a estrela de Lebron James. Leandrinho Barbosa trocou o Suns pelos Raptors e espera encontrar lá mais regularidade após sair da sombra do excelente Steve Nash. Nenê – que para mim é o melhor jogador brasileiro em atividade – poderá levar os Nuggets mais próximo das finais e se firma ano a ano como um dos grandes pivôs da liga. A grata revelação é para Tiago Splitter. O pivô que foi MVP – jogador mais valioso – da Liga Espanhola jogará no tradicional Spurs. Teremos uma grande temporada para brasileiros no maior campeonato de basquete do mundo, a NBA.

Falando de basquete no Brasil, tenho dois destaques: o NBB e a Winner Limeira. O NBB é o novo campeonato brasileiro de basquete, administrado por uma Liga de Clubes que busca prioritariamente benefícios para o basquete brasileiro, clubes brasileiros e jogadores brasileiros. Há alguns anos o Campeonato Brasileiro estava desprestigiado e alvo de briga de poder entre os clubes paulistas e a CBB, Confederação Brasileira de Basquete. Por dois anos o campeonato, além de mal organizado, foi esquecido pela mídia. O ressurgimento do basquete partiu de um grupo de clubes paulistas que através do apoio inédito dos outros clubes brasileiros, como Flamengo, Minas e Brasília, conseguiu criar essa liga administrativa do campeonato e tomou a frente na organização do torneio. O resultado foi um sucesso! Nasceu o NBB – Novo Basquete Brasil – que a cada ano ganha mais destaque na mídia e tem como administradora de mídia, nada mais do que a Rede Globo de Televisão. O campeonato tem atraído patrocinadores e tem levado ao esporte mais profissionalismo e capacitação. Acredito que até 2016 o basquete voltará a ser um esporte com potencial no Brasil. Quem sabe até lá ganharemos uma dos “hermanos”? Eu acredito!



Sobre a Winner Limeira – meu clube de basquete do coração e de profissão também- destaco o literal ressurgimento das cinzas! A equipe foi Campeã Paulista na temporada 2008/09 e viveu na seguinte, uma paralisação. Devido à falta de incentivo – principalmente da prefeitura municipal – a equipe precisou parar por um ano. É inexplicável como um time que chega a um enorme sucesso em um ano, pára no ano seguinte e nenhuma autoridade política do município tenta ajudar ou interferir. Superando toda dificuldade, a equipe voltou. Contratou jogadores mais modestos, mas repete o sucesso e mostra o “peso” de sua camisa. Com uma surpreendente campanha, a Winner Limeira garantiu lugar entre as seis primeiras equipes do Campeonato Paulista e buscará surpreender mais uma vez nos playoffs que iniciarão em Novembro.

Terminei! Que livro hein? Nosso encontro fica marcado para a próxima semana!

Abraços,
Denis Fernando

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More