sexta-feira, 15 de abril de 2011

Final da UCL, o Brasil torceu pra Inter?

O espetáculo estava previsto e superou as expectativas. Mais belo do que nunca, o Santiago Bernabéu estava repleto de torcedores fanáticos pelo futebol. De um lado a confiante torcida italiana da Internazionale de Milão, do outro os animados alemães do Bayern de Munique. No campo a disputa da final do torneio mais importante de clubes do mundo: a Liga dos Campeões da Europa.
Pessoas por todo mundo acompanhavam mais uma final histórica da competição. No Brasil, algo inédito estava acontecendo. Em pleno sábado a tarde, a rede Globo de Televisão transmitia a final para todo o país. Galvão Bueno foi escalado, mais uma prova de que a emissora investiu tudo o que podia na compra dos direitos desse torneio.
Em jogo estava a tríplice coroa para as duas equipes. A Inter havia vencido o Italiano e a Copa da Itália. O Bayern, o alemão e a Copa da Alemanha. Quem vencesse fechava com chave de ouro a excelente temporada que ambas realizaram.
Um destaque da partida e que a imprensa fez questão de ressaltar era a disputa particular entre os holandeses Robben e Sneijder. O primeiro do Bayern e o segundo da Inter, ambos dispensados pelo Real Madri, dono do estádio da final. Dois excelentes jogadores, vítimas da bagunçada e irresponsável diretoria madrilena.
Apesar do equilíbrio, o Bayern começou um pouco melhor e através de Robben chegava mais próximo do gol de Júlio César. A Inter aos poucos também se lançou ao ataque e na eficiência do argentino Diego Milito, marcou o primeiro gol da partida após bela jogada com o holandês Sneijder.
No segundo tempo o Bayern correu atrás do prejuízo e procurou o empate, mas o goleiro Júlio César confirmou a boa fase e realizou defesas importantíssimas, mantendo a vantagem italiana.
Aos 25 minutos da etapa complementar, mais uma vez Milito foi eficaz e marcou o gol que deu números finais a partida. O argentino recebeu a bola próximo a grande área, driblou Van Buyten e bateu colocado no canto esquerdo.
Final de jogo, a Inter do técnico português José Mourinho conquista o título da Liga dos Campeões ao vencer o Bayern por 2×0.
Agora, quero destacar uma postura da imprensa brasileira que não gostei. O que mais se ouviu, principalmente na transmissão da rede Globo através de Galvão Bueno, foi que o Brasil torcia pela Internazionale de Milão. Sem contar que o narrador insistia em usar o termo “o” Inter de Milão. Outra idéia muito usada foi a de que a Inter era uma equipe mista de Brasil e Argentina, por isso, o Brasil torcia pela equipe italiana.
Sinceramente, ao meu ver a imprensa errou ao tentar inserir o patriotismo num lugar onde o que vale é o dinheiro e o futebol, e que não tem nada a ver com o nosso país.
Recentemente em pesquisa divulgada pela TNS Sports, empresa de pesquisas esportivas, com destaque no próprio Globoesporte.com, os quatro clubes estrangeiros com maior numero de torcedores no Brasil são: Milan (16,04%), Barcelona (12,42%), Manchester United (7,86%) e Real Madrid (6,84%). A Inter vem em quinto lugar com apenas 2,15%. Números que comprovam que boa parte dos brasileiros não torceram para o time italiano. Torcedores do Milan e do Barcelona, eliminado nas semifinais pela Inter, provavelmente não torceram pela equipe de José Mourinho.
Generalizar é um mal do brasileiro. A imprensa herdou essa característica e fez questão de colocar em prática, principalmente nesse final de semana. Mas não vou cometer esse erro, vou destacar que tivemos algumas exceções. A ESPN, por exemplo, que teve mais equilíbrio na transmissão. Além de identificar os torcedores contrários a Inter, lembrou da colônia alemã que vive em terras brasileiras.
Pensando nisso acho que boa parte da imprensa brasileira errou. O Brasil não torceu inteiramente pela Inter, tivemos torcedores do Bayern também.
Finalizando, acho que a Inter mereceu o título e jogou inteligentemente para alcançar esse sucesso. O técnico José Mourinho fez a diferença e mostrou mais uma vez sua capacidade. Parabéns aos brasileiros Julio César, Maicon e Lúcio que estarão na Copa do Mundo, além do suspenso Thiago Mota que integrou esse elenco campeão.
Agora, nos resta aguardar a Copa do Mundo, já que esse Campeonato Brasileiro não terá destaque e valor enquanto o torneio internacional de seleções não acabar. Vamos Brasil!
Abraços,

0 comentários:

Postar um comentário

Share & Enjoy

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More